Circuito das Araucárias - Circuito das Araucárias

Circuito das Araucárias - Cicloturismo e Trekking

Sobre o Circuito das Araucárias Caminhantes

Vamos caminhar? 


O Circuito das araucárias já é conhecido entre os ciclistas de várias partes do país, e do mundo, pode-se assim dizer, pelas suas incríveis paisagens e belezas naturais ao longo de seus 248 quilômetros, os quais, contemplam inúmeras variações de vegetação, paisagens, cachoeiras e lugares ao longo do caminho.


Agora é a vez daqueles que aproveitam a natureza de outra forma, caminhando. Pensando nisso, preparamos uma série de caminhos em formas de pétalas, contemplando as 4 cidades ao entorno do Circuito das Araucárias, sendo elas, Campo Alegre, Corupá, São Bento do Sul e Rio Negrinho.


Entre as oportunidades ao caminhante, além das belíssimas paisagens ao caminho, a presença de pássaros “curiosos” ao longo do trecho é eminente, pois a fauna e flora da região é muito diversificada em seus pontos mais altos, chegando a quase mil metros em relação ao nível do mar, e diretamente a seus extremos, com poucos décimos de metros acima do mesmo nível.


Destacam-se ao longo da região inúmeras cachoeiras, rios, lagos, grutas, montanhas, cavernas e tantos outros que seriam inúmeros em exemplificações neste documento.


Entre a água gelada da serra, e as frutas tropicais de nossa região, encontramos ainda no percurso uma série de fatos históricos, como a lendária Estrada Dona Francisca, considerada pelos historiadores, a segunda estrada carroçável do Brasil, caminho este, que foi usado pela realeza, mais especificamente a Princesa Francisca, cujo nome completo é: Francisca Carolina Joana Leopoldina Romana Xavier de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga de Bragança.  

Mais conhecida como Princesa Dona Francisca, a filha de Dom Pedro I e tia da Princesa Isabel, que faz parte da história de Joinville, bem como das terras por onde o circuito faz suas passagens, terras do Dote de Casamento, cedidas pela família da Noiva (Dona Francisca) ao príncipe francês que se tornou seu marido em 1843.


Histórias à parte, o circuito contempla entre suas pétalas e interligações municipais,  15 percursos, variando entre 15 a 30 quilômetros, com diversas classificações de altimetria e possibilidades de lazer.


Sobre as cidades, podemos dizer que ambas são colonizadas principalmente pelos imigrantes europeus, que trouxeram consigo a gastronomia, arquitetura e design da região, além é claro, de muitas outras culturas como Italiana, Polonesa, Austríaca e muitas outras, que faz com que sejamos únicos em nosso modo aconchegante de receber nossos turistas.


Como gostamos muito de nossos visitantes, basta lembrar que este percurso (caminhantes) é bem diferente do percurso de cicloturismo, porém, passando pelas mesmas e emocionantes paisagens. Por isso, seja qual for seu espírito aventureiro, venha conhecer nosso circuito, e aproveite nossa hospedagem, nossa gastronomia, nossos esportes radicais e nossa acolhida, pois temos certeza, vamos nos tornar bons amigos.


Voltar
Circuito das Araucárias - Sobre o Circuito das Araucárias Caminhantes
Thats all Fokls