Circuito das Araucárias - Circuito das Araucárias

Circuito das Araucárias - Cicloturismo e Trekking

Perguntas e Respostas

Posso fazer o Circuito das Araucárias por conta própria ou preciso contratar pacotes de turismo?

O Circuito das Araucárias, no segmento Cicloturismo é autoguiado, ou seja, conta com placas de navegação por todo o seu percurso, porém ainda assim recomendamos a utilização de arquivos de GPS ou a utilização do Guia de Tulipas de Navegação, anexo à cartilha. 

A utiilização de pacotes de turismo com agências é opcional, mas não esqueça de efetuar as reservas dos meios de hospedagem, alimentação e translado de suas bagagens antecipadamente, caso opte por pedalar sem acompanhamento.

O trajeto todo permite a utilização de carro de apoio?

Não, existem três pequenos desvios que são aconselhados para carro de apoio na realização do circuito de CICLOTURISMO devido ao tipo de estrada e a dificuldade de locomoção de veículos nestes trechos, por isso disponiibilizamos os mapas de desvio no menu superior, junto aos mapas dos trechos.

Quanto ao trechos dos CAMINHANTES, todo o trajeto permite o acompanhamento de carro de apoio.

Existe sinal de celular ao longo dos trechos?

Por se tratar, em grande parte de percursos pelo meio rural, infelizmente o sinal de celular acaba sendo precário, porém ao longo dos trechos, a maioria dos pontos de apoio conta com internet e telefone para utilização.

Para utilização do sistema de GPS, mapas e aplicativos como Strava, não é necessária a utilização de internet, ou seja, você pode baixar os arquivos antes de iniciar o percurso e utilizar em seu sistema de GPS preferido, sem a utilização de internet.

É seguro pedalar nos trechos?

Este tema retrata dois aspectos, o primeiro deles relacionado à possíveis roubos, assaltos e sinistros relacionados, e outro se refere à integridade física.

Sinistros e outros: Até o presente momento pouquíssimos acontecimentos deste tipo aconteceram no percurso, nem sendo passível de estatística, porém sugerimos para sempre manter a atenção e tomar as medidas de segurança que melhor se adequa ao seu perfil.

Integridade Física: Alguns trechos são bem perigosos, podendo encontrar ao longo do caminho, pedras soltas, presença de água sobre a via, animais peçonhentos e/ou selvagens e até mesmo pequenos desmoronamentos nas regiões de serra. Nós aconselhamos não exagerar na velocidade, para que possa aproveitar da melhor maneira possivel as maravilhas naturais ao longo do caminho, além de se manter em segurança.

O Circuito de Caminhantes já está ativo?

Ainda não, pois não foram ainda instaladas as placas de navegação, porém, já liberamos os mapas para download, bem como, uma cartilha de navegação. Se você se sentir seguro de caminhar pelos trechos utilizando nossos mapas em seu sistema de GPS, poderá já usufruir das belezas naturais ao longo dos trechos.

Onde eu começo o Circuito de Cicloturismo?

Você poderá começar em qualquer uma das quatro cidades saíndo do "ponto zero". Para validar o seu circuito e receber seu certificado basta ter pedalado nos 8 trechos integralmente, além de apresentar os carimbos ou senhas dos fechamenntos dos trechos. Quanto ao tempo, para receber o certificado os trechos deverão ser feitos no período de um ano a contar do primeiro carimbo. (Informação presente nos livros de assinatura, nos pontos de carimbo).


Voltar
Circuito das Araucárias - Perguntas e Respostas
Thats all Fokls