Trecho 6

Pousada Casa Antiga - Sítio Ponte de Pedra

Este trecho tem paisagens muito bonitas e vários pontos de interesse para visitar. Portanto, é bom reservar bastante tempo para fazê-lo. Se tiver feito o pernoite neste ponto, saia bem cedo. Além disso, o sobe e desce é constante e a somatória de subidas é bem grande. No caminho e entorno há varias propriedades rurais abertas ao turismo rural, com criação de ovelhas e produção de artesanato com lã tingida naturalmente, criação de cabras e cultivo de alimentos orgânicos.

A paisagem segue magnífica, com muitas araucárias e fazendas de criação de ovelhas e cavalos. Uma cachoeira com local ideal para banho fica bem ao lado da estrada, no Salto do Engenho. É uma excelente opção para se refrescar nos dias mais quentes. Um último opcional, no km 33,5 é a propriedade de uma doceira que produz bolachas, doces e pães deliciosos. Se der sorte, vai ter uma fornada saindo assim que você chegar. No km 41 da planilha, está o Sítio Ponte de Pedra, onde há uma ponte construída em 1884, que integra a Estrada Dona Francisca. Interessante é que, da estrada, não se vê a ponte. É necessário entrar na propriedade e ir até embaixo da ponte para vê-la.

DOWNLOADS

Mapa do circuito total formato GPX
Tulipas do circuito completo
Mapa do circuito total formato GTM
Mapa do circuito total formato KML

DISTÂNCIA DO TRECHO

41,0 km

TOTAL DE SUBIDAS

1.058 m

DIFICULDADE FÍSICA

4,2

DIFICULDADE TÉCNICA

2

O QUE VISITAR EM Campo Alegre

Sítio Ponte de Pedra

Localizado às margens da histórica Estrada Imperial Dona Francisca, o Sítio Ponte de Pedra leva este nome devido à centenária ponte construída por escravos em 1884, e conserva em suas dependências a arquitetura e os móveis de várias gerações. E você ainda pode cavalgar nos campos verdejantes do sítio e tomar um gostoso banho de rio aos pés da antiga ponte. A hospedagem é feita numa casa enxaimel e as refeições servidas num antigo paiol, o que leva a fazer uma viagem ao passado. Vende produtos coloniais e artesanais de agricultores da região. Horário de atendimento: finais de semana e feriados, com reserva. Endereço: Estrada Dona Francisca, na divisa entre Campo Alegre e São Bento do Sul, n° 2.620. Bairro Campestre. Telefones (47) 3626-2660 e (47) 8845-2216.

Campos do Quiriri

O conjunto de montanhas do Quiriri é pontilhado por cerca de 30 cumes, cuja altura varia entre 1.300 a 1.580 metros. Dessas elevações é possível enxergar o mar e algumas cidades do norte do estado como Joinville, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e a Baía da Babitonga em dias de tempo bom. Quiriri significa “Silêncio Noturno” na língua tupi guarani. Contam os antigos que ali era morada de índios e bugres, e os carroceiros que ali passavam sentido Curitiba escondiam seu ouro nas grutas da região para não serem assaltados pelos índios. As montanhas possuem várias cavernas e também nascentes de água cristalina. Pode-se praticar trekking, rapel e montanhismo no local. Há também uma casa disponível para aluguel por dia, com sanitários, chuveiros e mobiliário completo. O acesso se dá a 56 km do centro da cidade, por estrada não pavimentada. Telefone: (47) 3145-1917 na Imobiliária Hacasa, para alugar a casa e obter a autorização e o mapa de acesso ao local. (47) 3632-8185 no Sítio Cambará, para contratar guias, fazer acampamentos, caminhadas e cavalgadas até o topo das montanhas.

Rampa do Bugio - Vôo Livre

Uma incrível vista de Campo Alegre a 1.100 metros acima do nível do mar. São 2 rampas gramadas com um desnível de 230 metros. As decolagens podem acontecer com vento N, NE, NW e SE. Possui também área de camping, liberada somente com autorização. Endereço: Morro do Cerro, em Bateias de Baixo. Telefones (47) 3632-7395 ou (47) 3632-2450 e e-mail awaldmann@uol.com.br.

Recanto Floresta Verde

Com lagos para pesca e grande área verde, o Recanto Floresta Verde é um local tranqüilo para que os amantes da pesca possam pescar e relaxar. As trilhas ecológicas levam ao contato direto com a natureza, e a criação das dóceis cabras enfeitam a paisagem. No local é possível pescar no tanque, tomar banho de riacho, caminhar pela mata, passear entre as cabras e acampar. Horário de atendimento: finais de semana e feriados, com reservas. Endereço: Estrada para o Saltinho, s/n. Localidade de Saltinho. Telefone (47) 3632-2251.

Sitio Bons Ventos

Se você não abre mão de comer produtos saudáveis e sem agrotóxicos, deve visitar o Sítio Bons Ventos. Além da tranqüilidade da vida no campo, no sítio você pode colher as hortaliças agroecológicas, ou adquirir geléias, compotas, conservas e temperos. Horário de atendimento: aberto todos os dias para venda de produtos. Para grupos, deve-se agendar a visita com antecedência. Endereço: Estrada principal de Bateias de Baixo, s/n. Distrito de Bateias de Baixo. Telefone (47) 3632-8022.

Pesque-Truta Nossa Senhora Aparecida

A truta é um peixe para pescadores com paladar exigente. Considerada peixe nobre, ela precisa de água corrente limpa e fria, com temperatura entre 13 a 17°C para sobreviver. O Pesque-truta, além de estar em local ideal para a criação de trutas, possui uma bela queda d’água para diversão dos visitantes. Oferece ainda refeições com truta assada, frita ou defumada. Tem também local para realização de torneios e confraternizações para até 70 pessoas. Horário de atendimento: finais de semana e feriados. Telefones (47) 3626-3129 ou (47) 8829-7808.

Museu Sto Lat (Museu dos 100 Anos)

Fundado em 19/11/2005 pela Braspol, o museu é uma iniciativa da professora Eulália Dziedzickc e do historiador amador Marcio Augustin. Lá é possível encontrar artefatos indígenas como machadinhas, quebradores de coco e afiadores, antigas ferramentas que eram usadas no campo, além de fotos e objetos de grande significado para a história da vinda dos imigrantes poloneses a Campo Alegre. Baús trazidos da Polônia, uma antiga cadeira de barbeiro, a réplica de fogão usado pelos imigrantes poloneses, uma desnatadeira importada da Alemanha, e até a “bateia”, uma gamela da madeira que era usada para garimpar ouro, são os destaques do museu. Horário de atendimento: somente com agendamento prévio. Endereço: Seguindo pela Rodovia Municipal Leopoldo Grosskopf até Bateias de Baixo, dobre à esquerda indo até a Escola de Educação Básica Prof. Argemiro Gonçalves. Após a escola, entre na primeira rua à esquerda. O museu fica no final da rua. Telefones (47) 3632-7053 ou 3632-7061.

Delícias da Lola

Nesta propriedade são feitos artesanalmente deliciosos biscoitos, pães, bolos, doces e salgados, utilizando dos melhores ingredientes da fazenda, tendo o toque especial da proprietária. Horário de atendimento: aberto todos os dias, inclusive feriados. Endereço: Estrada de Avenquinha, s/n. Localidade de Avenquinha. Telefones (47) 9213-1509 e 9115-8937 c/ Anelore.

Salto do Engenho

O salto é uma queda d’água com apenas 7 metros de altura, porém com grande volume de água. Como a cachoeira cruza a rua, do outro lado as águas são mais calmas e rasas, sendo possível tomar um refrescante banho e até pescar. Conta com uma lanchonete ao lado, com infraestrutura para assar um delicioso churrasco e até mesmo acampar. Telefones para informações (47) 3632-7328/ (47) 3632-2450.

Sítio Desiderata

Verduras, frutas e legumes orgânicos e certificados são produzidos no Sítio Desiderata, onde os agrotóxicos e herbicidas não entram. Produtos como uva, morango, alcachofra, figo, pêssego, alface e couve-flor, são cultivados com todo o carinho, nas premissas da agricultura sustentável. No Sítio ainda são produzidos antepastos, molhos, geléias, compotas e mel artesanalmente. Horário de atendimento: aberto todos os dias para venda de produtos. Para grupos, deve-se agendar a visita com antecedência. Endereço: Estrada para o Saltinho, s/n. Localidade de Saltinho. Telefone (47) 3632-8139 e 9608-3803, e e-mail agroecologia@sitiodesiderata.com.

Rancho das Cabras

Animais dóceis e carinhosos encantam os visitantes e fornecem a matéria-prima para a produção de iogurtes e queijos de cabra de diversos tipos. No Rancho pode-se observar a criação de cabras, conhecer a agroindústria de beneficiamento do leite e comprar os derivados do leite de cabra (queijo frescal, mussarela e com temperos variados, e também iogurte e leite in natura), mais saudáveis que os produtos derivados de leite bovino. Horário de atendimento: aberto todos os dias, inclusive feriados, a partir das 10 horas da manhã. Para visita de grupos é necessário fazer reserva antecipada. Endereço: Estrada para o Saltinho, s/n. Localidade de Saltinho. Telefone (47) 3632-8135 c/ Neuza ou Ângelo. Taxa de visitação de R$ 2,00 para aqueles que não adquirirem produtos do Rancho.

Cantinho do Artesanato, fios e acolchoados

No cantinho do artesanato as dedicadas artesãs demonstram o sistema de produção artesanal de acolchoados e de fios de lã de ovelha, e seu processo de tingimento com folhas, sementes e cascas. Horário de atendimento: para visitar ou adquirir artesanatos deve-se agendar visita com as proprietárias. Endereço: Estrada de Campinas, s/n. Localidade de Campinas dos Farias. Telefones (47) 3632-8106 c/ Monalisa e 3632-8126 c/ Ângela.

Sítio Cambará

O sítio oferece opções de lazer para aqueles que buscam descanso, contato com a natureza e com os animais do campo, através de trilhas ecológicas e cavalgadas ao Quiriri. Há opção de hospedagem em quartos coloniais, com banheiros individuais e aconchegantes cobertores de lã de ovelha. Serve almoço, jantar e café colonial com delícias da gastronomia rural, como o queijo colonial, os embutidos artesanais, os doces, as geléias e muss, os biscoitos caseiros e pães coloniais, que também ficam à venda para aqueles que querem levar para casa as delícias de Campo Alegre. Horário de atendimento: finais de semana e feriados, com reserva. Endereço: Estrada de Campinas, s/n. Localidade de Campinas dos Farias. Telefone (47) 3632-8185. Site www.sitiocambarasc.com.br, e e-mail contato@sitiocambarasc.com.br.

NO CAMINHO

> KM 4.70

Cantinho do Artesanato, fios e acolchoados


A 200m da estrada. Edredons, tapetes e novelos de lã de ovelha tingidos. Agendar com antecedência. Telefone (47) 3632-8106 c/ Monalisa ou 3632-8126 com Ângela.

> KM 28.30

Salto do Engenho


Queda d’água com 6 metros e grande área para banho e lazer.

> KM 41.00

Sítio Ponte de Pedra


Ponto de carimbo do trecho 6; Sítio com ponte construída a mais de cem anos. Telefone (47) 3626-2660.