Trecho 4

Parque das Aves - Campo Alegre

Este é o trecho da grande subida e também o dia em que alcançaremos o ponto mais alto de todo o Circuito, com 1100m de altitude. Portanto calcule sua pedalada e saia com tempo suficiente para chegar ao seu destino com luz do dia. Poucos quilômetros depois do Parque das Aves, temos um atrativo histórico, um alambique centenário de cachaça artesanal. É todo feito em madeira e encontra-se ainda em funcionamento. Já na subida, com o tempo aberto, as curvas da estrada dão visuais maravilhosos e são uma boa desculpa para parar e descansar ou fotografar. Conforme subimos, a vegetação do entorno vai mudando, até que, chegando à parte alta, traz uma paisagem totalmente diferente. Temos muitos campos com araucárias e criações de cavalos. Você encontrará dois povoados neste trecho, sendo que Rio Vermelho Estação é um bairro maior que o Rio Vermelho Povoado propriamente dito, e nestes locais encontrará algumas casas de comércio, caso necessite algo para a sua viagem. Antes de chegar a Campo Alegre temos que vencer mais uma longa subida, a Serra do Gatz, com cerca de 3km, mas depois disso o relevo fica mais fácil.

DOWNLOADS

Mapa do circuito total formato GPX
Tulipas do circuito completo
Mapa do circuito total formato GTM
Mapa do circuito total formato KML

DISTÂNCIA DO TRECHO

31,7 km

TOTAL DE SUBIDAS

1.235 m

DIFICULDADE FÍSICA

5,0

DIFICULDADE TÉCNICA

2

O QUE VISITAR EM São Bento do Sul

Comércio local

As antigas casas de comércio deste roteiro são um atrativo a parte por conservarem características muito marcantes da colonização européia e por conservarem modos e práticas de atendimento que realmente remetem ao passado. Vale a pena visitar e conferir.

Cemitério Rio Vermelho Povoado

O Cemitério local pode ser considerado uma das lembranças mais concretas da trajetória de vida do colonizador, eternizadas através das inscrições contidas nas lápides de seus túmulos.

Estação Ferroviária Rio Vermelho

A rede de Viação do Paraná - Santa Catarina foi a única rede ferroviária catarinense a ter ligação com as demais ferrovias da rede nacional. Fato que a levou ser considerada a mais importante para o estado, estrategicamente. Construída entre 1910 e 1913, representava a única opção de transporte confiável na região, e hoje é reconhecida como patrimônio da região, construída no início do século e ainda encontra-se preservada, mantendo a história local.

Igreja Nossa Senhora das Graças

A localidade de Rio Vermelho Povoado, desde sua criação é indicada como local de grande beleza, e teve como ponto de partida, um rio de águas límpidas e pedregoso, com pontos de vista belíssimos. Sua igreja de confissão católica, localizada na Rua Carlos Muhlmann, tem como padroeira Nossa Senhora das Graças. Situada numa elevação em meio a relva verde, tem no cruzeiro frontal a marca inconteste da religiosidade do povoado, merecendo ser preservada como marco da colonização local.