Trecho 8

Rio Negrinho - São Bento do Sul

Este último trecho não apresenta nenhuma grande serra, mas é o mais longo e o que tem a maior ascensão total de todos. Somando-se ao cansaço acumulado dos dias anteriores, torna-se bem difícil. É bom sair cedo, pois também é um trecho de belíssimas paisagens e várias paradas opcionais. A paisagem é bem diversificada, com muitas matas de araucárias, criação de gado e ovelha, algumas granjas de frango, plantações de fumo e reflorestamentos de pinus. Mais adiante pegaremos o último trecho da Estrada Dona Francisca, que vai até quase São Bento do Sul.

DOWNLOADS

Mapa do circuito total formato GPX
Mapa do circuito total formato KML
Mapa do circuito total formato GTM
Guia Circuito Tulipas

DISTÂNCIA DO TRECHO

59,8 km

TOTAL DE SUBIDAS

1.457 m

DIFICULDADE FÍSICA

5,8

DIFICULDADE TÉCNICA

3

O QUE VISITAR EM Rio Negrinho

Represa de Volta Grande

A represa com 15 quilômetros de extensão, que parece um mar de água doce, fica no município de Rio Negrinho, entre o Distrito de Volta Grande e Serro Azul, a 45 km do centro da cidade. Um lugar isolado da loucura do dia a dia dos centros urbanos, mantendo sempre sossego e o contato com natureza. O local é próprio para acampamentos com barracas, para crianças se divertirem, para a prática de caminhadas e para desfrutar de momentos tranqüilos junto à natureza. Na represa, há quem opte por ter uma casa de veraneio à beira do imenso lago ou ainda alugar algumas das casas e chalés disponíveis. Pode-se praticar atividades náuticas, como canoagem, passeios de jet ski ou caiaques, não esquecendo de usar sempre os equipamentos de segurança, como os coletes salva-vidas, que são oferecidos pelos diversos campings instalados ao longo da represa.

Roteiro dos Móveis

O roteiro dos móveis, visitado por turistas do Brasil inteiro durante o ano todo, movimenta aproximadamente 1500 turistas ao mês, entre clientes, fornecedores e representantes comerciais. Nos finais de semana é maior o índice de visitação principalmente pelos horários diferenciados que as várias lojas do roteiro oferecem. Os turistas vêm em busca da qualidade, diversidade, e preços diferenciados dos móveis que daqui são entregues pelo Brasil afora. A extinta Móveis Cimo, maior fábrica da América Latina da década de 30 a 70, deixou à população de Rio Negrinho a vocação da construção da riqueza a partir da madeira que projetou a cidade a nível internacional, como a \\\\\\\"Capital dos Móveis\\\\\\\". As diversas lojas que comercializam os móveis estão na rodovia BR-280 que corta o perímetro urbano de Rio Negrinho, e que se tornou um ponto turístico muito visitado por pessoas do Brasil inteiro, que vêm a cidade em busca da qualidade dos móveis produzidos pelas diversas indústrias e lojas rionegrinhenses.

Pesque - Pague Gruber

Na propriedade de Nelson Gruber, onde funciona um pesque-pague com um tanque de grande extensão, o visitante também pode saborear os licores, produzidos pela família. Um dos fatos que chama muito a atenção principalmente das crianças é a ordenha mecanizada do Sr. Nelson. Cada vaca que compõe a ordenha tem nome próprio, como a Mochinha, Bia, Xuxa e conhece seu lugar marcado com seu nome dentro da estrebaria. É possível também comprar ovos e galinhas caipiras. A paisagem que cerca a área de pesca também é encantadora. A propriedade fica num vale, cercada por morros arborizados. Praticantes de enduro e cavaleiros costumam aproveitar o passeio para chegar ao pesque-pague onde depois seguem caminho em direção à vizinha Estrada Dona Francisca. Endereço: Rua Alberto José Trouche - Bairro Pinheirinho.

NO CAMINHO

> KM 0.00

Chaminé da Antiga Móveis CIMO


Imponente, na área central da cidade, hoje a Chaminé é um monumento que representa a lembrança da antiga Móveis CIMO, que foi considerada a maior empresa moveleira da América Latina. Todo o Centro Cívico, onde hoje se localiza a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Pavilhão dos Imigrantes, Vila Gastronômica, Vila do Artesanato, Terminal Urbano e Acadêmia Comunitária pertencia ao parque fabril da empresa.

> KM 0.10

Casarão Zipperer e Museu Carlos Lampe


Antiga residência do Sr. Jorge Zipperer, inaugurada em 1924 e restaurada em 1998, apresenta um importante valor histórico e arquitetônico. Hoje abriga o Museu Carlos Lampe, onde o visitante pode conhecer um pouco da história de Rio Negrinho representada em cada peça do vasto acervo.

> KM 0.10

Praça Oldegar Olsen Sapucaia


Na praça, em frente ao Casarão Zipperer, esta o monumento em homenagem ao Tenete Aviador Oldegar Olsen Sapucaia: um avião T6 NA44, similar ao utilizado pelo tenente na 2ª Guerra Mundial, que foi destruído em combate.

> KM 0.50

Igreja Matriz Santo Antonio de Pádua


Em 28 de agosto de 1946, no Antigo Colégio Santa Teresinha atual Colégio São José, se reunia o povo para decidir a construção da atual Igreja Matriz em substituição à antiga capela que já não atendendo ao grande número de fiéis que crescia no Município. A Igreja teve a participação da população tanto nos custos quanto nos trabalhos, vindo também pedreiros e carpinteiros da cidade de Brusque, Nova Trento e Angelina, que assistiram a missa no dia 19 de março de 1947, dia de São José, para a lançada nos alicerces a Pedra Fundamental abençoada pelo Pe. Celso Michels. A partir daí toda quarta feira houve a missa enquanto durou a construção. Para a cobertura 23.000 telhas foram usadas e formou-se um cordão humano que possibilitou cobrir a igreja em dois dias. Dia 14 de Novembro de 1948 a data oficial de Ereção da Paróquia Santo Antonio de Pádua concedido pelo Exmo Sr Bispo Dom Pio de Freitas. Em 2009 com 60 anos de história a igreja Matriz Santo Antônio de Pádua colhe e oferece os frutos das inúmeras sementes lançadas ao longo dos anos a todos os fieis da paróquia.

> KM 0.70

Estação Ferroviária


Localizada na área central do município, a Estação Ferroviária abriga uma oficina da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, onde é possivel conhecer o trabalho de manutenção de locomotivas, o Museu Ferroviário e ainda agendar um passeio na nostálgica Maria Fumaça.

> KM 1.30

Hotel Pousada João de Barro


Ponto de Carimbo do Trecho 8; O Hotel Pousada João de Barro localiza-se na parte alta da cidade, onde o visitante pode desfrutar de momentos de tranquilidade e conforto, além da possibilidade de apreciar uma bela vista da área central da cidade. Rua José Zipperer Neto, 290 – Rio Negrinho. Horário de atendimento: das 7h as 22h. Telefone: (47) 3644-2325 / 3644-5005. Site: www.joaodebarro.tur.br.

> KM 2.50

Pousada das Araucárias


A Pousada das Araucárias é local ideal para quem procura fugir da agitação das grandes cidades e desfrutar de momentos de tranquilidade junto à natureza. Esta localizada à aproximadamente 300 metros à esquerda do km 2,5 do trecho 8.

> KM 8.70

Monumento ao Colonizador


Com o intuíto de homenagear os primeiros colonizadores de Rio Negrinho, foi erguido o Monumento ao Colonizador, na localidade de Colônia Olsen. Nesse exato local teria sido realizada a primeira missa do município.

> KM 9.20

Igreja São Pedro


Logo após o Monumento ao Imigrante, está a Igreja de São Pedro, que chama a atenção pela beleza e simplicidade, expressando a religiosidade do homem do interior.

> KM 59.80

Departamento de Turismo de São Bento do Sul


Ponto de carimbo do Trecho 8; Localizado na Rua Jorge Lacerda, 11 - Centro, São Bento do Sul/SC. Nele você encontra o Posto de Informações Turísticas. Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 07:30 h às 18:00 h; Sábados, Domingos e Feriados das 09:00 h às 15:00 h. Telefones: (47) 3633-6942/ 3626-2123.