Circuito das Araucárias - O Circuito de Cicloturismo das Araucárias é repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras a planaltos ou vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias. Ao longo do Circuito encontram-se pequenos museus com peças e artefatos, principalmente rurais, trazidos ou fabricados pelos primeiros colonizadores. As quatro cidades, São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho, possuem vários prédios históricos bem conservados, muitos deles funcionando como órgãos públicos.

Confira algumas dicas que preparamos para você

Conheça algumas dicas de segunrança, bagagem e técnicas que podem ser úteis em seu pedal

Pontos de Apoio

Os locais mais povoados estão onde o percurso é mais plano, as partes mais isoladas em geral são as serras. Sempre que estiver num trecho plano, será maior a possobilidade de passar por bairros, moradores e mercadinhos. Como muitas pousadas são na área rural, planeje-se para comprar o que precisa nas cidades.

 

Reservas e Agendamentos

Todas as pousadas e demais estabelecimentos rurais (como cafés coloniais, restaurantes e outros) necessitam de agendamento prévio, pois só funcionam conforme a demanda. Se você não fizer a reserva, é grande a chance de encontrar o estabelecimento fechado ou não preparado para recebê-lo. Na aba de Parceiros você encontrar-a os contatos e telefones para agendamento pŕevio.

 

Clima

Pode ser negativo no inverno e chegar a 40º no verão. As chuvas são distribuidas ao longo do ano, com menor concentração no inverno.

 

Dicas 

Acostume-se a olhar a paisaem e não só para o chão, ou muitos visuais e detalhes passarão despercebidos. Ao observar o fráfico altimétrico e abalisar um percurso que parece plano, não se engane, pois muitas vezes temos subidas fortes porém por serem curtas não aparecem no gráfico e que, no final do dia, resultam em um forte cansaço.

Não leve peso nas costas, o que é extremamente desconfortável. Programe-se para chegar a Rio negrinho de modo a poder fazer o passeio de Maria Fumaça, que sai todo terceiro sábado do mês. Se tiver pouco tempo, somente um feriado por exemplo, faça só uma parte do Curcuito e deixe o restante para completar em outra ocasião, você pode obter o certificado também desta forma.

 

Cuidados Especiais

Atenção ao cruzar as rodovias
Atenção ao cruzar as linhas do trêm, O circuito cruza a estrada de ferro várias vezes. Esta é uma estrada de ferro ainda ativa, com trens de carga.
Evite acidentes, ande sempre em baixa velocidade, principalmente nas descidas íngremes.
Respeite as leis de trânsito. nunca ande na contramão (mesmo nas estradas de terra) e sempre dê a preferência aos pedestres..
Utilize os equipamentos de segurança oara ciclistas; capacete, óculos e luvas. Também é recomendável utilizar calçado fechado e camiseta de manga curta ou longa. Hidrate-se e alimente-se bem durante o dia  todo.
Evite pedapar à noite.

 

O que levar

O ideal para uma viagem como esta é que o peso total da bagagem fique no máximo entre 10kg e 12 kg. Não são necessários sacos de dormir, isolante térmico , roupa de cama, toalha e barraca; Sempre acomode todos os pertences em sacos plásticos para evitar que se molhem. Adapte a nagagem de modo que seja fácil de colocá-la e tirá-la da bicicleta, pois todas as noites será mecessário tirar toda a bagagem e recolocar na manhã seguinte. o ideal é utilizar alforjes (bolsas laterais colocadas no bagageiro), que sejam de fácil fixação.

 

Sugestão de Lista de Bagagem

Roupas (1,5kg)

2 bermudas tipo ciclista, 3 pares de meia de pedalar, 1 calça de tactel, 1 jaqueta corta vento, 1 boné ou chapéu, 3 camisetas de manga curta (1 de algodão e 2 sintéticas), 1 camiseta de manga longa, 1 anorak ou jaqueta corta vento.

Para o frio (1kg)

1 par de meia de frio, 1 calça de fleece, 1 agasalho fleece, 1 colete, cachecol ou bandana, ceroula luva e gorro.

Calçados (1,25kg)

1 sapatilha ou tênis de pedalar, 1 tenis ou bola extra, 1 chinelo.

Kig de Higiente

Sabonete (pequeno), sahmpoo, condicionador e creme hidratente (acondicionados em embalagens pequenas), pente, escova, cortador de unhas, escova e creme dental (pequenas), fio dental, papel higiênico, toalha pequena tipo "packtowel" (se for entrarm em cachoeiras). Proteção solar (200g), filtro solar e protetor labial.

Kit de Ferramentas (900gr)

Jogo de chaves allen, kit de reparo de câmera, bomba de ar, câmera reserva, chave de fenda, alicate de bico, chave de corente, chave de raios, chave de boca regulável, canivete, lubrificante, raios extras, sapatas ou pastilhas de freio, gancheira, pano e escovinha para limpeza, Caso sua bicicleta necessite de ferramentas e peças específicas, leve também.

Kit de Primeiros Socorros

Faixa de crepe, esparadrapo, micropore, gaze, algodão, band-aid, água oxigenada, agulha, pinça, termômetro, analgésico, anti-histamínico, sal de frutas, pastilhas para a garganta, colírio, sal e açucar, soro de reidratação em pó, isqueiro.

Assim, uma técnica eficaz é:

  1. Calibre o pneu com a pressão que você vai usar na viagem e depois mantenha sempre essa pressão (o ideal é utilizar bombas com medidor de pressão). Pneus com diferentes calibragens dão distâncias diferentes no final do dia.
  2. Com um giz ou lápis, dermatográfico, faça um risco no chão (escolha uma área ampla e plana).
  3. Alinhe o Pnei da frente exatamente sobre o risco e faça também uma marca no pneu, bem onde ele encosta-se a outra marca no chão, Uma dica é que esta marca seja feita na linha do pino da cãmara para facilitar a visualização na etapa seguinte.
  4. Abaixe o banco da bicicleta até você atingir o chão com os dois pés (pedalando não dá certo, pois a roda da frente dificilmente anda em uma linha reta perfeita).
  5. Vá dando impulso e equilibrando com os pés, em linha reta, mas com o peso do corpo sobre o selim, até a roda fazer 2 giros completos, para melhor precisão. O peso do corpo é importante, pois ele altera a distância.
  6. Faça um novo risco no chão onde o ponto marcado do pneu tocar o solo, ao final das 2 voltas ( por isto o pino facilita a visualização).
  7. Se quiser ter certeza, repita os passos  5 e 6 para conferir a distância correta.
  8. Meça com a trena essa distância de 2 voltas e divida o resultado por 2. O valor será o número em centímetros do perímetro do pneu (com aquela calibragem e aquele peso aplicado). Este número deve ser colocado como a constante de referência no seu ciclocomputador

 



Circuito das Araucárias - Dicas de Viagem