Circuito das Araucárias - O Circuito de Cicloturismo das Araucárias é repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras a planaltos ou vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias. Ao longo do Circuito encontram-se pequenos museus com peças e artefatos, principalmente rurais, trazidos ou fabricados pelos primeiros colonizadores. As quatro cidades, São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho, possuem vários prédios históricos bem conservados, muitos deles funcionando como órgãos públicos.

  Circuito das Araucárias - Trecho 8 


Rio Negrinho - São Bento do Sul

Este último trecho não apresenta nenhuma grande serra, mas é o mais longo e o que tem a maior ascensão total de todos. Somando-se ao cansaço acumulado dos dias anteriores, torna-se bem difícil. É bom sair cedo, pois também é um trecho de belíssimas paisagens e várias paradas opcionais. A paisagem é bem diversificada, com muitas matas de araucárias, criação de gado e ovelha, algumas granjas de frango, plantações de fumo e reflorestamentos de pinus. Mais adiante pegaremos o último trecho da Estrada Dona Francisca, que vai até quase São Bento do Sul.



Distância: 59,8 km
Altimetria: 1.457 m
Dificuldade Física: 5
Dificuldade Técnica: 3

O que visitar ao longo do caminho...


Represa de Volta Grande

A represa com 15 quilômetros de extensão, que parece um mar de água doce, fica no município de Rio Negrinho, entre o Distrito de Volta Grande e Serro Azul, a 45 km do centro da cidade. Um lugar isolado da loucura do dia a dia dos centros urbanos, mantendo sempre sossego e o contato com natureza. O local é próprio para acampamentos com barracas, para crianças se divertirem, para a prática de caminhadas e para desfrutar de momentos tranqüilos junto à natureza. Na represa, há quem opte por ter uma casa de veraneio à beira do imenso lago ou ainda alugar algumas das casas e chalés disponíveis. Pode-se praticar atividades náuticas, como canoagem, passeios de jet ski ou caiaques, não esquecendo de usar sempre os equipamentos de segurança, como os coletes salva-vidas, que são oferecidos pelos diversos campings instalados ao longo da represa.

-26.2540842,-49.7943554


Pesque - Pague Gruber

Na propriedade de Nelson Gruber, onde funciona um pesque-pague com um tanque de grande extensão, o visitante também pode saborear os licores, produzidos pela família. Um dos fatos que chama muito a atenção principalmente das crianças é a ordenha mecanizada do Sr. Nelson. Cada vaca que compõe a ordenha tem nome próprio, como a Mochinha, Bia, Xuxa e conhece seu lugar marcado com seu nome dentro da estrebaria. É possível também comprar ovos e galinhas caipiras. A paisagem que cerca a área de pesca também é encantadora. A propriedade fica num vale, cercada por morros arborizados. Praticantes de enduro e cavaleiros costumam aproveitar o passeio para chegar ao pesque-pague onde depois seguem caminho em direção à vizinha Estrada Dona Francisca. Endereço: Rua Alberto José Trouche - Bairro Pinheirinho.

-26.255217,-49.4833253


Circuito das Araucárias - Detalhes do Trecho