Circuito das Araucárias - O Circuito de Cicloturismo das Araucárias é repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras a planaltos ou vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias. Ao longo do Circuito encontram-se pequenos museus com peças e artefatos, principalmente rurais, trazidos ou fabricados pelos primeiros colonizadores. As quatro cidades, São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho, possuem vários prédios históricos bem conservados, muitos deles funcionando como órgãos públicos.

  Circuito das Araucárias - Trecho 3 


Corupá - Parque das Aves

Este trecho possui subidas curtas porém íngremes. Assim, apesar de não cruzarmos nenhuma serra, vai ser exigida uma certa dose de esforço. Boa parte do caminho seguimos acompanhando o rio, o que faz a pedalada ser bem agradável. Em alguns pontos a paisagem se abre e é possível ver ao longe as cachoeiras cortando as serras. Neste trecho temos a melhor vista para o Morro da Igreja, sem dúvida um dos cartões postais do Circuito. Fique atento à planilha para não passar direto por este ponto. O Parque das Aves possui várias aves exóticas (de fora do Brasil) em cativeiro e é visitado frequentemente por diversas aves nativas da mata. São sanhaçus, saíras e vários outros, que vão em busca de frutas a elas colocadas, o que pode render boas fotos. Há também o borboletário (uma área coberta e telada onde as borboletas se desenvolvem e podem ser observadas em grande número), a criação de várias espécies de abelhas sem ferrão (nativas) e muitas orquídeas.

 



Distância: 13,2 km
Altimetria: 300 m
Dificuldade Física: 1,2
Dificuldade Técnica: 2

O que visitar ao longo do caminho...


Parque Natural das Aves

Localizado na Estrada Floresta em Rio Natal. O parque possui aves características da Serra do Mar, borboletário, trilhas ecológicas, produtos coloniais, artesanato, auditório de educação ambiental, camping, pousada e lanchonete. Horário de Funcionamento: das 09:00h às 19:00h. Telefone: (47) 9115 8550 / (47) 9115 8609. Reservar com antecedência e encomendar refeição. Site www.parquenaturaldasaves.com.br. (Ponto de carimbo do Trecho 3).

-26.3633682,-49.277898


Morro da Igreja

Com 870m, o Morro da Igreja é um dos mais altos de toda a região. Durante vários dias de pedalada, é possível avistá-lo ao longe. Possui um paredão de 245m, onde escaladores praticam o rapel. Pode-se alcançar o topo do Morro da Igreja a pé, por uma trilha, numa caminhada de cerca de 2h30 (de ida), sendo necessário o acompanhamento de um guia.

-26.3643851,-49.2604711


Parque Natural do Braço Esquerdo

Desviando o trajeto à direita em 6 km você tem acesso a um excelente equipamento turístico. O parque possui cachoeira, gruta, escalada, rapel, estrutura de sanitários e lanchonete. Telefones: 47 9974-7874 e 9116-4464.

-26.3666435,-49.2381175


Circuito das Araucárias - Detalhes do Trecho